sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A percepção visual


A percepção visual

“Os olhos que vêem, mas quem enxerga é o cérebro.”

(FANTASTICO, 2005, apud PONTES, 2006)


A percepção visual tem três fases: na primeira a imagem é captada pelos receptores fotossensíveis que se localizam na retina, onde a mesma é projetada; da retina, a imagem é enviada ao lobo occipital através do nervo óptico, onde ocorre a recepção do estímulo visual e a imagem captada é processada, passando a ter um reconhecimento, uma atribuição de significado; na terceira fase, ocorre a integração cortical da imagem reconhecida com os outros sentidos, isto é, com as outras vias sensoriais.
A visão é, geralmente, o sentido que leva a outras formas de exploração do meio, com a tátil, por exemplo, pois atributos como a cor, a forma e a localização dos objetos são identificados visualmente, atraindo a atenção da criança. Este é, para indivíduos videntes, o canal mais importante na relação com o meio, já que capta registros próximos e distantes permitindo organizar, em nível cerebral, as informações trazidas pelos outros órgãos dos sentidos. Cerca de 80% de todas as informações obtidas pelos videntes, lhes chegam através da visão.

A percepção visual, assim como as demais habilidades humanas também passa por um processo de desenvolvimento e isso significa, a grosso modo, que nenhuma criança nasce “sabendo ver”. A interação com o ambiente precisa ser estimulada em todas elas desde muito cedo, de modo que, com auxílio da visão, adquiram habilidades para a mobilidade, autoconfiança e, gradualmente, independência. E é assim que já nos primeiros meses de vida a deficiência visual começa a prejudicar o desenvolvimento da criança, impondo grandes dificuldades à sua interação com o meio.

Nesses casos torna-se ainda mais imprescindível a estimulação precoce da motricidade e dos outros sentidos remanescentes, na tentativa de se evitar outras alterações no desenvolvimento além da cegueira. A visão colabora com a regulação do tônus muscular e é, depois do labirinto, a principal forma de informação do corpo no espaço.

A visão auxilia na obtenção de padrões de postura, no reconhecimento das sensações proprioceptivas e é fator altamente influente para o desenvolvimento das habilidades do período sensório-motor. Por esse motivo, quando a criança adquire a cegueira depois de 12 meses, geralmente apresenta uma melhor organização das estruturas mentais, como influência direta do seu desenvolvimento sensório-motor, pois embora elas não retenham imagens visuais, as estruturas mentais que utilizarão se baseiam na visão. Nos casos em que a cegueira se instala após os cinco anos de idade a criança pode, além disso, conservar a memória visual pois terá já desenvolvido todo seu potencial visual para reconhecimento de formas, espaços e cores. Fica claro então que a criança que nasce cega e a que adquire cegueira mais tarde apresentam necessidades diferentes de aprendizagem.

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