segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Acesso ao Currículo



O acesso aos conteúdos curriculares para alunos cegos precisa ser feito através da utilização de tecnologias assistivas e de vários outros recursos/estratégias. Essas estratégias podem ser chamadas de:
acomodações (quando se oferece uma condição diferenciada para o aluno, como posicionamento especial na sala, auxílio de um professor ledor, uso de linguagem simplificada, clara e direta para dar as orientações e explicações da aula, tempo adicional para realização das atividades, etc.);
adaptações (quando se utiliza o mesmo material que os demais usam, dando-lhes novos usos ou fazendo pequenos ajustes de acordo com a necessidade, tais como: gráficos feitos com colagem de texturas variadas e não com cores, uso de contorno em relevo para mapas, confecção de pré-bengala a partir de um bambolê desmontado); e
modificações (quando se cria ou modifica a forma dos materiais, o tipo de apresentação, as técnicas de avaliação, o nível de exigência, etc.) de forma a atender à necessidade do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog